Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

Por que Orgânico

Por que orgânico?

Ao escolher trabalhar exclusivamente com ingredientes orgânicos, a gente sabia que teria um grande desafio pela frente. Havia a limitação na variedade de produtos e a questão do custo, entre outros fatores. Mas decidimos seguir firmes nessa ideia por um motivo simples: acreditamos que os orgânicos são a melhor escolha para a nossa alimentação. São melhores para a saúde, para o paladar e para o planeta.

 

Há alguns anos, os produtos orgânicos eram restritos a poucos nichos no Brasil. Isso está mudando: os fornecedores se estruturaram e cada vez mais pessoas estão descobrindo as vantagens de consumir ingredientes livres de pesticidas e outros químicos. Queremos fazer parte dessa mudança e ajudar a democratizar o acesso aos orgânicos!

 

Quer saber mais sobre o assunto? Confira a seguir nosso tira-dúvidas sobre esses alimentos.

 

O que são, afinal, produtos orgânicos?

São alimentos cultivados sem o uso de agrotóxicos e produtos químicos. No caso de alimentos de origem animal, a criação não utiliza hormônios, antibióticos ou outras drogas.

 

Com assim, alimentos de origem animal? Orgânicos não são apenas vegetais?

De jeito nenhum. Carnes, peixes, frutos do mar, ovos e laticínios também podem ser orgânicos. Nas criações orgânicas, além do veto a hormônios e drogas, há uma preocupação com o bem-estar animal, como a existência de espaços adequados para que eles possam se movimentar e manifestar seu comportamento natural. Até mesmo a alimentação dos animais deve ser orgânica, para que o produtor consiga a certificação.

 

Orgânicos são mais saudáveis?

Sim. Os agrotóxicos, pesticidas e outros químicos usados na agricultura convencional permanecem nos alimentos. Diversos estudos apontam que esses elementos podem estar ligados a problemas alérgicos, alterações hormonais e até a determinados tipos de câncer. Os orgânicos estão livres dessas substâncias prejudiciais. Por outro lado, são mais ricos em substâncias benéficas. Pesquisas recentes mostram que os ingredientes orgânicos apresentam níveis maiores de antioxidantes, que são compostos associados à prevenção de várias doenças.

 

Ajudam a preservar o meio ambiente?

Sim. A produção de orgânicos usa técnicas que não agridem a natureza, como adubos verdes, rotação de culturas e compostagem. Já as substâncias usadas na agricultura convencional contaminam o solo e os lençóis freáticos, sem falar no efeito letal de certos agrotóxicos nas abelhas. Como as abelhas atuam como polinizadoras, a alta mortandade desses insetos pode desequilibrar toda a cadeia alimentar.

 

Orgânicos são feiosos e mirrados?

Não mais! Há alguns anos, de fato, hortaliças orgânicas eram mais miudinhas do que aquelas cultivadas da forma tradicional. Mas a produção evoluiu e hoje o mercado tem produtos orgânicos que não ficam nada a dever visualmente às opções convencionais – e são muito superiores no quesito saúde. Basta olhar os legumes acima, do nosso parceiro Solo Vivo: todos bonitões e orgânicos!

 

Podem ser consumidos sem lavar?

Aí, não dá. Eles são livres de pesticidas e químicos, mas as sujeirinhas naturais têm de ser eliminadas de todo jeito. Uma vantagem: você pode consumir legumes e verduras orgânicos com casca e tudo, sem medo de ingerir substâncias tóxicas.

 

Orgânicos só interessam para quem está de dieta/é vegetariano/vegano?

Nada disso! Devem interessar a todos que querem comer bem e se preocupam com a saúde. Um prato com ingredientes orgânicos não se resume a salada de broto de alfafa ou suflê de chuchu! Experimente nosso polpetone recheado com queijo e você vai entender rapidinho que orgânico e comida prazerosa têm tudo a ver!

 

São mais caros?

Em termos. Embora a maioria dos produtos orgânicos ainda tenha um valor mais elevado, esse custo vem caindo, conforme aumenta a demanda dos consumidores. Em alguns casos, é possível até encontrar legumes orgânicos da época a preços mais baixos que as opções convencionais. Na Orgânico Gourmet, os ingredientes são adquiridos diretamente do produtor, o que possibilita o preparo de pratos 100% orgânicos a preços que não doem no bolso.

 

São mais saborosos?

A gente não tem dúvidas de que uma hortaliça que cresceu na época certa, respeitando o tempo da natureza, sem pesticidas e num solo naturalmente rico é muito mais gostosa do que um ingrediente que teve seu crescimento acelerado por adubos químicos e recebeu doses cavalares de pesticidas. Mas tem gente que bate o pé e diz que é a mesma coisa. Para saber, só tem um jeito: consuma orgânicos e sinta a diferença!

 

Leia mais: